Em 1976, com apenas dois anos de existência (e, importante registrar pelo contexto, durante a Ditadura Militar), a editora gaúcha L&PM publicou a Antologia Brasileira de Humor, uma obra em dois volumes que reunia 82 humoristas brasileiros, apresentando uma curta biografia de cada um junto com uma “amostra” de suas charges ou textos.
A maioria dos nomes era formado por cartunistas, mas também havia espaço para cronistas. Havia autores como Henfil, Laerte, Jô Soares, Millôr, Ziraldo, entre diversos outros. O conselho editorial do livro era formado pelos editores da L&PM Ivan Pinheiro Machado e Paulo de Almeida Lima e pelos artistas Edgar Vasques, Fraga, Luis Fernando Verissimo e Renato Canini.
Essa obra tem quase 50 anos mas, ainda hoje, é de grande importância para pesquisadores. Cada volume teve, na época, uma tiragem de 10 mil exemplares. Está fora de catálogo, logicamente, mas pode ser enontrada em sebos pela internet (vale a pesquisa, pois consegui os meus exemplares por valores bem razoáveis).
Boa parte dos nomes presentes na Antologia ainda não estavam na Quadrinhopédia, fato que vamos corrigir a partir de nossa próxima atualização (que ocorre todos os sábado, caso você não saiba). E vamos fazer o mesmo com outras obras biográficas, mas aos poucos porque nossa equipe continua bem reduzida (seguimos com um total de uma pessoa…).
Por fim, para quem gosta e histórias de bastidores, vale a pena ler um texto escrito por Ivan Pinheiro Machado no blog da L&PM sobre quando foi convencer o pessoal do O Pasquim a participar do livro. Depois eu digo que editor sofre e ninguém acredita em mim 😉
Muito legal!