Ignatz Awards é o principal prêmio norte-americano de quadrinhos voltado exclusivamente para publicações independentes e editoras de pequeno porte. Sua primeira edição foi realizada em 1997 durante a Small Press Expo, um evento também destinado às editoras independentes. Desde então, a premiação apenas não foi realizada em 2001 devido ao cancelamento do evento por conta dos ataques de 11 de setembro (houve uma relação de finalistas, mas não foi realizada a votação para definir os vencedores).
O nome do prêmio faz referência à tira cômica Krazy Kat, de George Herriman, na qual um dos personagens principais é o rato Ignatz, que joga tijolos na cabeça do(a) gato(a) – nunca foi definido formalmente o gênero do personagem felino. O troféu do Ignatz, por sinal, é exatamente um tijolo (não um troféu em forma de tijolo: um tijolo de verdade).
A escolha dos finalistas é feita por um comitê de cinco jurados que permanecem anônimos (inclusive entre si) até a cerimônia de premiação. A escolha é feita a partir de obras publicadas entre 1º de junho do ano anterior ao da premiação e 31 de maio do ano de realização do prêmio (dentro dos critérios já citados sobre publicações e editoras independentes). Os vencedores inicialmente eram definidos por voto presencial entre os participantes da Small Press Expo, mas atualmente o voto é aberto para quaisquer interessados, pela internet, sejam profissionais ou leitores.
A primeira vez que um brasileiro foi indicado ao Ignatz foi em 2018, com a edição em inglês do romance gráfico Cumbe, de Marcelo D’Salete.
Lista detalhada de brasileiros indicados e premiados:
Obs.: Não houve brasileiros finalistas de 1997 a 2017, e de 2019 a 2023.
2024:
Outstanding Anthology: The Wheels on the Bus and Other Horror Stories, de Lucio Luiz, Ana Pepper, Caio Oliveira, Caio Zero, Carlos Gritti, Chairim, Flavio Soares, Isaque Sagara, Laudo Ferreira, Little Goat, Luiza Lemos, Mario Cau, Rodrigo Mazer, Samuel Bono, Thiago Krening e Wagner Willian
Promising New Talent: Hugo Canuto, por Tales of the Orishas
2018:
Outstanding Graphic Novel: Run for It: Stories of Slaves Who Fought for Their Freedom, de Marcelo D’Salete
Referências externas:
Site oficial
Wikipédia
Última atualização:
16 de setembro de 2024