Hoje, vamos dar continuidade à listagem de livros da editora Marca de Fantasia que se enquadram como referências bibliográficas na Quadrinhopédia (se não lembra, confira o texto da semana passada.
Vamos começar com um livro recém-lançado: A Árvore das Ideias: memórias de um roteirista de quadrinhos. Neste livro, o pesquisador e roteirista Gian Danton fala sobre sua carreira nos quadrinhos e na pesquisa acadêmica, uma história que se entrelaça com a de vários outros quadrinistas, como Eugenio Colonnese, Antonio Eder, José Aguiar, Luciano Lagares, etc., etc., etc.
O outro livro que trazemos hoje é Eu Sou Maria: humor e crítica nos quadrinhos paraibanos, de Regina Behar. Desenvolvido a partir do pós-doutorado da autora, o livro traz um estudo detalhado sobre a personagem Maria, de Henrique Magalhães. E, como ela é o alter ego de seu criador (essa informação está lá no primeiro capítulo 😉), não deixa de ser de certa forma uma biografia do próprio artista.
Aproveitando a deixa sobre estudo de personagens que funcionam como biografia de seus autores, podemos citar Alfredo Storni e seu Zé Macaco: a comédia das modas e invenções nos quadrinhos de O Tico-Tico, de Mig Mendes, que teve por base a tese de doutorado vencedora do Troféu HQ Mix de 2022. Além de falar sobre Alfredo Storni através da análise de seu mais conhecido personagem, o livro também é um ótimo retrato sobre os quadrinhos e a sociedade brasileira no início do século XX.
E para fechar a lista de biografias (e afins) de hoje, apresentamos Releituras da História em Cumbe, de Amanda Gomes de Oliveira, que faz uma análise do romance gráfico Cumbe, de Marcelo D’Salete (que chegou a ganhar o Eisner Awards em 2018 como melhor edição estadunidense de obra estrangeira). Embora o estudo seja voltado à HQ propriamente dita, ainda assim ele traz muitas informações sobre D’Salete, especialmente no que diz respeito a sua arte e à forma como desenvolve as pesquisas para suas obras históricas.
Assim como na semana passada, os livros aqui citados já estão na lista de referências complementares dos autores sobre os quais falam. Ah… e ainda teremos mais uma rodada de sugestões de livros da Marca de Fantasia em breve 😉