Cada verbete da Quadrinhopédia “classifica” o artista em questão em uma ou mais atividades ligadas à sua relação com os quadrinhos. Abaixo, explicamos nossos critérios para a definição de cada uma:
Arte-finalistas – Artistas que possuem um histórico regular de trabalho fazendo a arte-final para ilustrações de outros artistas. Desenhistas que fazem arte-final apenas para seus próprios trabalhos ou já tenham feito arte-final para outro artista de forma apenas eventual não entram nesta classificação.
Cartunistas – Artistas ligados à área de humor gráfico (cartunistas, chargistas e caricaturistas – o uso de apenas um termo é só para nos facilitar a vida 😉). Desenhistas de quadrinhos só entram nesta classificação se sua atuação com o humor gráfico não for apenas eventual.
Colecionadores – Pessoas cuja atuação como colecionador tenha algum diferencial, não se tratando apenas de uma coleção “comum” (afinal, quase todo mundo que trabalha com quadrinhos também é colecionador em maior ou menor grau 😉).
Coloristas – Artistas que possuem um histórico regular de trabalho fazendo as cores para ilustrações de outros artistas. Desenhistas que fazem cores apenas para seus próprios trabalhos ou já tenham feito cores para outro artista de forma apenas eventual não entram nesta classificação.
Curadores – Pessoas responsáveis pela organização e/ou curadoria de eventos, exposições e demais atividades culturais ligadas aos quadrinhos. Só entra nesta categoria quem desenvolve estas atividades de forma regular (por exemplo: um quadrinista que faça um evento especial para comemorar o aniversário de sua carreira não se classificaria, necessariamente, como curador).
Desenhistas – Artistas que desenham quadrinhos (exceto os que fazem apenas arte-final e/ou cores).
Editores – Pessoas responsáveis pela edição de quadrinhos de terceiros, seja em editoras, coletivos ou publicações independentes (exceto fanzines). Quem cuida da edição apenas de seus próprios trabalhos ou já tenha feito edição de forma apenas eventual não entra nesta classificação.
Fanzineiros – Pessoas responsáveis pela edição regular de fanzines (de e/ou sobre quadrinhos) e publicações afins.
Jornalistas especializados – Pessoas que fazem divulgação jornalística regular sobre quadrinhos, seja na imprensa, em sites especializados ou de forma independente. Quem atua como jornalista em veículos “não especializados” entra nesta categoria se tiver um histórico regular de matérias ligadas aos quadrinhos. Ainda há uma “área cinza” nesta classificação no que diz respeito a divulgadores regulares de quadrinhos que não sejam jornalistas profissionais, então por enquanto estes podem eventualmente entrar nesta classificação (a não ser quando “encaixarem” na classificação de youtubers – ver abaixo).
Letristas – Artistas que possuam um histórico regular de trabalho fazendo letreiramento de quadrinhos para terceiros. Quem faz letreiramento apenas para seus próprios trabalhos ou já tenha feito letreiramento de forma apenas eventual não entra nesta classificação.
Lojistas – Pessoas responsáveis por gibiterias e afins.
Pesquisadores – Pessoas que façam pesquisa acadêmica sobre quadrinhos e/ou que escrevam livros e artigos de forma regular sobre o assunto. Quem escreve apenas textos jornalísticos e/ou de divulgação não se enquadra nesta classificação.
Roteiristas – Artistas que escrevem roteiros de quadrinhos para terceiros. Desenhistas que escrevem roteiros apenas para seus próprios trabalhos ou que já tenham escrito roteiro para outro artista de forma apenas eventual não entram nesta classificação.
Tradutores – Pessoas que traduzem de forma regular quadrinhos e/ou livros sobre o tema.
Youtubers – Pessoas que tenham canais de YouTube cujo tema seja exclusivamente ou em grande parte ligado aos quadrinhos. Não se enquadram canais de artistas, editoras, coletivos e afins que façam apenas divulgação de seus próprios trabalhos (ou do grupo ao qual pertencem). Também não se enquadram canais que possuam poucos episódios e/ou poucos assinantes.
ATENÇÃO: Importante registrar que esses critérios têm como objetivo apenas ajudar a organizar as pesquisas dentro da Quadrinhopédia. Ao registrarmos, por exemplo, alguém como desenhista e não como arte-finalista, isso não significa que a pessoa não possa se posicionar profissionalmente como tal.