Vinhetas d’Ouro é uma premiação portuguesa de quadrinhos organizada pelo blog Vinheta 2020, criado por Hugo Pinto e que é uma importante referência sobre as histórias em quadrinhos em Portugal.
Os finalistas e vencedores são selecionados por um painel de jurados formada por blogueiros e demais pessoas ligadas à divulgação dos quadrinhos em Portugal. A primeira edição ocorreu em 2021, tendo por base os títulos publicados em 2020 (porém, diferente do que costuma ocorrer com os prêmios brasileiros, esse é considerado o Vinhetas d’Ouro 2020 – o “ano” do evento é o da elegibilidade dos títulos e não o da cerimônia de premiação).
O primeiro brasileiro a ser finalista do prêmio foi Lucio Oliveira, na edição de 2021. Já os primeiros a vencer em alguma categoria, foram os irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, na edição de 2023.
Lista detalhada de brasileiros indicados e premiados:
Obs.1: Não houve brasileiros finalistas em 2020 e 2022.
Obs.2: Usamos como critério para a listagem de anos na relação abaixo o padrão usado pelo próprio site do prêmio. Ou seja, embora a primeira edição tenha tido sua cerimônia de premiação em 2021, esse é formalmente o Vinhetas d’Ouro 2020 e assim por diante (explicamos isso porque o mais comum no Brasil é o ano se referir àquele em que a premiação ocorre, trazendo como nomeados geralmente as obras do ano anterior, então esclarecemos esse ponto para que não ocorra nenhuma dúvida nos leitores).
2023:
Melhor álbum estrangeiro: Em Busca do Tintin Perdido, de Ricardo Leite (A Seita)
Melhor banda desenhada infanto-juvenil: Turma da Mónica: Laços, de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (A Seita) – VENCEDOR
Melhor edição de banda desenhada> Em Busca do Tintin Perdido, de Ricardo Leite (A Seita)
2021:
Melhor obra de humor: Edibar Volume 3, de Lucio Oliveira (Polvo)
Referências externas:
Site oficial
Última atualização:
18 de julho de 2024