Ringo Awards é um dos principais prêmios de quadrinhos dos Estados Unidos. Sua primeira edição foi realizada em 2017 durante a Baltimore Comic-Con, tendo sido criado para suceder o Harvey Awards, que desde 2006 era realizado durante este evento, mas que se “mudou” para a New York Comic Con em 2017.
O nome oficial do prêmio é Mike Wieringo Comic Book Industry Awards, homenagem ao quadrinista norte-americano Mike Weringo, que costumava assinar seus trabalhos como “Ringo”. Os finalistas nas diversas categorias (que consideram as publicações lançadas nos Estados Unidos no ano anterior ao da seleção de finalistas) são definidos por um júri e também por votos de fãs, que possuem pesos diferentes de acordo com as categorias, havendo inclusive algumas de escolha exclusiva dos fãs. Os vencedores são definidos por voto aberto para pessoas envolvidas com a indústria dos quadrinhos.
Já na primeira edição do Ringo houve um brasileiro indicado, Rafael de Latorre. Porém, apenas em 2022 Mike Deodato sagrou-se como o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio (e ainda é o único até esse momento).
Brasileiros mais vezes premiados:
1 vez:
Mike Deodato
Brasileiros mais vezes indicados:
2 vezes:
Dijjo Lima
Fábio Alves
1 vez:
Bruna Costa
Eddie Ferreira
Eber Ferreira
Joe Bennett
Mike Deodato
Rafael de Latorre
Ronilson Freire
Lista detalhada de brasileiros indicados e premiados:
Obs. 1: Não houve brasileiros finalistas em 2021, 2023 e 2024.
Obs. 2: Na relação oficial de indicados e vencedores do Ringo Awards, as categorias destinadas aos artistas não indicam suas obras e as categorias destinadas às obras não indicam seus autores. Contudo, por uma questão de organização de conteúdo para a Quadrinhopédia, adicionamos os nomes dos autores nos prêmios relacionados às obras (mantivemos o mesmo critério usado nos outros prêmios norte-americanos, que citam apenas roteirista, desenhista e arte-finalista). No caso das categorias individuais, mantivemos os autores sem a especificação da obra pela qual foram indicados por não ser possível ter 100% de certeza sobre qual esta seria na maioria dos casos (melhor não ter a informação, do que correr o risco de dar uma informação errada). Naturalmente, só os brasileiros possuem link para verbetes 😉
2022:
Best Inker: Eber Ferreira
Best Colorist: Bruna Costa
Best Colorist: Dijjo Lima
Best Humor Comic: Not All Robots, de de Mark Russell e Mike Deodato (AWA Studios) – VENCEDOR
2020:
Best Colorist: Eddie Ferreira
Best Cover Artist: Fábio Alves
Best Series: Banjax, de Rylend Grant e Fábio Alves (Danger Zone / Action Lab Entertainment)
2019:
Best Artist or Penciller: Joe Bennett
Best Artist or Penciller: Ronilson Freire
2018:
Best Colorist: Dijjo Lima
2017:
Best Artist or Penciller: Rafael de Latorre
Referências externas:
Site oficial
Wikipédia (em inglês)
Última atualização:
30 de julho de 2024