Prémios Bandas Desenhadas é uma premiação portuguesa de quadrinhos organizada pelo site de mesmo nome, que é uma importante referência para quem quer saber mais sobre o mercado de quadrinhos de Portugal.
A forma de seleção de finalistas é bem interessante e diferente dos demais prêmios de quadrinhos. A cada trimestre, é escolhida a melhor HQ lançada dentro daquele período em cada categoria. Esses títulos nomeados são definidos de acordo com a estação do ano em que foram publicados em Portugal (lembrando que é no hemisfério norte, então é o oposto do Brasil 😉): Inverno, Primavera, Verão, Outono e Extemporâneo (este último engloba os lançamentos que, por algum motivo, não puderam ser avaliados dentro de seu período de lançamento original).
Até a quinta edição, a seleção era feita pela equipe do site Bandas Desenhadas. A partir da sexta edição, passaram a convidar jurados “externos” para compor a comissão julgadora. Algumas categorias são exclusivas para autores e quadrinhos portugueses, enquanto que outras podem premiar autores estrangeiros.
A primeira edição da premiação ocorreu no decorrer de 2019, com o anúncio oficial dos vencedores ocorrendo em 24 de abril de 2020. Já neste ano, tivemos os brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá como finalistas. Na edição de 2023, tivemos os primeiros brasileiros vencedores, os irmão Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.
Lista detalhada de brasileiros indicados e premiados:
Obs.1: Não houve brasileiros finalistas em 2021 e 2022.
Obs.2: Usamos como critério para a listagem de anos na relação abaixo o padrão usado pelo próprio site do prêmio. Ou seja, embora a primeira edição tenha tido sua cerimônia de premiação em 2020, como as nomeações ocorreram em todo o decorrer de 2019, esses são formalmente os Prémios Banda Desenhada de 2019 e assim por diante (explicamos isso porque o mais comum no Brasil é o ano se referir àquele em que a premiação ocorre, trazendo como nomeados geralmente as obras do ano anterior, então esclarecemos esse ponto para que não ocorra nenhuma dúvida nos leitores).
2023:
Melhor BD infantil: Turma da Mónica: Laços, de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (A Seita) – VENCEDOR
2020:
Melhor argumento em publicação estrangeira: 1984, de Fido Nesti (Alfaguara)
Melhor reedição: O Morro da Favela, de André Diniz (Polvo)
2019:
Melhor ilustração estrangeira: Dois Irmãos, de Fábio Moon e Gabriel Bá (G. Floy)
Referências externas:
Site oficial
Última atualização:
18 de julho de 2024