Em 2015, um grupo de leitores e fãs de quadrinhos, encabeçado pela produtora cultural Ágata Désmond, criou uma instituição à qual deram o nome de Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos (ABRAHQ).
À época, houve críticas à instituição, que se posicionava como uma espécie de Academia Brasileira de Letras voltada aos quadrinhos, mas que contava, segundo essas críticas, com poucos quadrinistas de renome em seu quadro de membros (muitos sequer eram quadrinistas), além de ter tido pouca interação com a comunidade quadrinística.
Como nosso foco nesse momento é registrar as duas edições do Prêmio ABRAHQ, não vamos entrar no mérito desta discussão por aqui, até porquê, aparentemente, a instituição nem existe mais (ao menos, não encontrei informações sobre quaisquer novas atividades da ABRAHQ desde 2018).
A primeira edição da premiação ocorreu em janeiro de 2016, com o nome oficial de I Prêmio ABRAHQ de Quadrinhos 2015. Foi aberta uma votação popular a partir de uma lista de indicados no site da premiação. Em janeiro de 2017 foi realizado o II Prêmio ABRAHQ de Quadrinhos 2016, nos mesmos moldes da primeira edição.
Em nossa pesquisa, encontramos algumas referências ao lançamento de uma terceira edição do prêmio, mas não localizamos nenhuma comprovação de sua efetiva realização, portanto acreditamos que não tenha ocorrido (caso alguém tenha melhores informações sobre isso, nos avise, por favor).
Visite o verbete sobre o prêmio para conferir quais foram os vencedores e indicados (lembrando que, como sempre, as pessoas citadas que ainda não tenham sua biografia na Quadrinhopédia, serão adicionadas ao site em breve).