A Quadrinhopédia, em parceria com o Comitê Nacional de Quadrinhos e o coletivo Quadrinistas Uni-Vos, elaborou esta primeira edição do Censo Nacional dos Profissionais de Quadrinhos e Humor Gráfico.
Este projeto pretende fazer um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil. Entre os principais objetivos deste levantamento de dados, está a possibilidade de entendermos melhor as necessidades dos profissionais da área, além de servir de base para auxiliar em demandas antigas, como melhor reconhecimento da profissão e incentivo a novos editais de produção de quadrinhos
O formulário pode ser respondido por qualquer pessoa que produza ou já tenha produzido quadrinhos (como desenhista, roteirista, arte-finalista, colorista ou editor) e/ou humor gráfico (cartuns, charges e caricaturas) nos últimos cinco anos, mesmo que essa não seja sua principal atividade profissional.
E, para evitar dúvidas, não custa explicar que o termo “profissional” é utilizado neste Censo de forma ampla. Pode-se considerar como “atuação profissional” o momento em que a pessoa passou a trabalhar de forma remunerada com quadrinhos e/ou humor gráfico, mas também o momento em que passou a se dedicar de forma minimamente regular a essa atividade, mesmo que ela não traga retorno financeiro (por exemplo, quando publicou sua primeira HQ, quando passou a publicar regularmente uma webcomic, quando passou a publicar charges regularmente em redes sociais etc.).
As respostas serão recebidas até 22 de julho de 2025 e a previsão para a publicação dos resultados é em setembro ou outubro (a depender da quantidade de respostas). Clique aqui para responder.



Equipe responsável: Lucio Luiz, Paloma Diniz, Daniel Esteves, Diogo Mendes, Guilherme Smee, Bruno Alves, Gelson Weschenfelder e Lukas Silveira.
Criação do logo: Diogo Mendes
Apoio: Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), Associação de Quadrinistas do Rio Grande do Sul (AQUARIOS), Rede Nordestina de HQs e Norte em Quadrinhos.