Desde 2016, os sites Vitralizado e Balbúrdia realizam anualmente o Prêmio Grampo de Grandes HQs, que sempre convida 20 jurados (entre quadrinistas, editores, jornalistas, pesquisadores e empresários ligados ao mercado brasileiro de quadrinhos) para que escolham os melhores quadrinhos publicados no Brasil no ano anterior (tanto nacionais quanto estrangeiros).
Com organização de Ramon Vitral, Lielson Zeni e Maria Clara Carneiro, as listas individuais são compiladas em um “top 20” geral e na divulgação dos três primeiros colocados, que são classificados como Ouro, Prata e Bronze.
No último dia 12 de abril, foram divulgados os vencedores deste ano. Seguem abaixo os três primeiros colocados deste ano:
OURO – Quando Nasce a Autoestima?, de Regiane Braz e Jefferson Costa (Trem Fantasma)
PRATA – Pigmento, de Aline Zouvi (Quadrinhos na Cia.)
BRONZE – Filosofia do Mamilo, de Kael Vitorelo (Veneta)
Ah… Vale o registro de que, ao menos até agora, o Prêmio Grampo é a única premiação brasileira que faz questão de colocar o nome dos tradutores das obras estrangeiras 😉
Inclusive, aproveitamos o ensejo para criar o verbete do Prêmio Grampo, com uma explicação mais detalhada sobre a premiação e a lista de todos os vencedores desde 2016 (e, como de costume, todos os brasileiros que eventualmente não tenham ainda verbetes na Quadrinhopédia terão suas biografias adicionadas em breve).