Em 2021, falecia Otacílio Costa d’Assunção Barros, o Ota, um dos maiores editores e roteiristas de quadrinhos que o Brasil já teve. Ota também foi cartunista, pesquisador e meio maluco, além de ser praticamente uma unanimidade no que diz respeito à importância que teve para o surgimento e crescimento de diversos artistas nacionais.
Ano passado, por iniciativa de Márcio Paixão Jr., da editora MMarte, foi lançado o livro Arquivo Ota: um mergulho na mente mais maluca da HQ brasileira, organizado por Bruno Porto e Marcelo Martinez.
O livro mistura biografia e artbook, com uma quantidade gigantesca de originais raros, layouts, esboços, memorabilia e itens os mais variados, incluindo correspondências e roteiros. Os autores tiveram o apoio da família de Ota, que deu a eles acesso ao enorme volume de material que o autor mantinha em casa.
É um livro fundamental para quem quiser mergulhar um pouco na mente criativa de Ota, que infelizmente nos deixou mais cedo do que deveria. E, segundo os autores, o que não falta é material para novos volumes, então ficamos na expectativa 😉
O livro já foi adicionado na lista de bibliografia do verbete do Ota (por sinal, enquanto não conseguimos ampliar o texto na Quadrinhopédia, vale ler um verbete bem completo sobre ele na Comiclopedia que eu mesmo escrevi quando do falecimento do artista).
Inclusive, acabei de ver que tanto o Bruno quanto o Marcelo ainda não têm verbetes por aqui, então já “furaram a fila” e entram na atualização do próximo sábado 😅