Estamos de “férias”, mas vamos fazer uma nova retrospectiva de tudo o que aconteceu na Quadrinhopédia no ano (com duas, já pode considerar tradição, né? 😅)
No final de 2023, tínhamos 1.100 biografias no site. Conseguimos fechar 2024 com 1.500 verbetes de quadrinistas e demais pessoas ligadas aos quadrinhos brasileiros. E o lado bom é que demos conta de todas as pendências do ano passado (no caso, os verbetes incluídos a partir de livros biográficos).
E por falar em livros, embora ainda não seja nossa prioridade, já temos resenhas de 24 obras (com suas respectivas inclusões como bibliografia complementar nos verbetes das pessoas sobre as quais eles tratam), sendo 14 delas feitas em 2024. Sem contar o levantamento de 48 edições da Revista Ilustrar, também devidamente referenciadas nas biografias dos quadrinistas que já apareceram por lá.
Além disso, completamos a inclusão de todos os quadrinistas que foram fotografados durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba (havíamos fechado 2023 com 46 pessoas “pendentes”) e ainda fizemos mais 177 fotos no Festival Internacional de Quadrinhos, todas já devidamente incluídas, com exceção de seis pessoas sobre as quais não consegui encontrar informações suficientes para a criação de verbetes (mas que vão ter suas biografias assim que for possível).
Por sinal, nesse finalzinho de ano ainda tivemos a CCXP, onde fizemos 193 novas fotos! Dessas, 89 foram de pessoas que já têm biografia na Quadrinhopédia (sendo que, desse total, cinco foram para substituir fotos do FIQ que não ficaram muito boas 😬). Ou seja, fechamos 2024 com 379 verbetes com fotos (e mais 104 para novas biografias que serão incluídas no decorrer de 2025).
Para finalizar, nossa última novidade de 2024: a inclusão de verbetes sobre prêmios de quadrinhos. Este é um trabalho em desenvolvimento, que iniciou esse ano e já conta com dados históricos detalhados de sete premiações brasileiras e nove estrangeiras (no caso dessas últimas, focando na participação de autores brasileiros). Mas ainda tem muita coisa para adicionar, então 2025 vai ser agitado 😅
Ah… Conforme havíamos avisado em novembro, reformulamos a data de produção e divulgação do Relatório Quadrinhopédia para o primeiro semestre de 2025. Mas acho que teve movimento suficiente em 2024 para isso não ser um problema, né? 😉