Demorou um pouquinho, mas voltamos à série de artigos sobre os livros da editora Marca de Fantasia que se enquadram como referências bibliográficas na Quadrinhopédia (siga os links para conferir a primeira parte e para a segunda parte).
Dessa vez, buscamos livros que focam em fanzineiros. Naturalmente, o melhor para começar é O Inventor do Fanzine: Um Perfil de Edson Rontani, de Gonçalo Junior, que fala sobre… bom, o subtítulo já disse que é sobre Edson Rontani 😅, que criou em 1965 o boletim Ficção, considerado o primeiro fanzine sobre quadrinhos do Brasil.
Outro fanzineiro de longa data é Gazy Andraus, cuja obra trazia o que se convencionou chamar de quadrinhos poético-filosóficos, que tinham um estilo narrativo e visual bem diferente do padrão do mercado nos anos 1990. O livro Os Quadrinhos Poético-Filosóficos de Gazy Andraus: 25 Anos de Quadrinhos e Fanzinato, de Elydio dos Santos Neto, se debruça nesse assunto de forma bem completa.
Para fechar (ao menos por enquanto) essa série de livros da Marca de Fantasia, temos dois livros sobre o artista Edgar Franco, também conhecido como Ciberpajé. O primeiro, é o inusitado Edgar Franco e suas Criaturas no Banquete de Platão, de Nadja Carvalho que faz um ensaio que observa a obra do quadrinista de uma forma bem diferente.
Já o outro livro, tem um aspecto aparentemente mais tradicional, já que se trata de uma série de conversas entre Edgar Franco e Danielle Barros, mas para quem conhece o artista, sabe que simples conversas se tornam espaço para muitas elucubrações sobre os mais diversos assuntos: Conversas com o Ciberpajé: Vida, Arte, Magia e Transcedência.