A editora Marca de Fantasia é velha conhecida de todo mundo que pesquisa sobre quadrinhos. Fundada em 1995 por Henrique Magalhães e associada à Universidade Federal da Paraíba, ela tem possivelmente a maior quantidade de livros teóricos sobre quadrinhos e assuntos afins no Brasil.
E o melhor: A grande maioria com acesso gratuito por PDF!
É tanto material que fica difícil saber por onde começar a citá-la nesta seção sobre referências bibliográficas da Quadrinhopédia. Vamos, então, começar pelos livros que se debruçam sobre um único autor, tanto as biografias propriamente ditas quanto livros que analisam aspectos específicos de artistas.
Começamos por Tensões Políticas e Culturais em Rê Bordosa, de Yuri Saladino, que analisa a personagem Rê Bordosa, de Angeli, e, a partir disso, reflete sobre os aspectos culturais e políticos do cartunista.
Ainda sobre o mesmo artista, trazemos o livro Angeli e a República dos Bananas: Representações Cômicas da Política Brasileira, de Keliene Christina da Silva. Diferente do anterior, esse livro se foca principalmente em como Angeli trabalhava com o humor político dentro da revista Chiclete com Banana.
Temos também biografias “propriamente ditas”, como Vida Traçada: Um Perfil de Flavio Colin, de Gonçalo Junior (que pelo subtítulo já dá pra deduzir que fala de Flavio Colin 😅). São 80 páginas que, claro, não esgotam tudo sobre esse importante quadrinista brasileiro, mas que servem como ótimo ponto de partida para quem quer conhecer melhor a obra de Colin.
Por fim, vale citarmos o livro Academia Não É Amarelinha, de Henrique Magalhães, no qual o autor fala sobre sua trajetória acadêmica, associada à sua produção artística e cultural. Considerando sua importância na área acadêmica e, principalmente, no contexto dos quadrinhos paraibanos, vale muito a pena conferir esse livro.
Naturalmente, os livros aqui citados já foram adicionados às referências bibliográficas dos autores sobre os quais falam. Semana que vem, seguiremos nesta pesquisa sobre as biografias da Marca de Fantasia 😉