Hoje, trazemos mais uma rodada de prêmios internacionais de quadrinhos com a presença de brasileiros. Desta vez, vamos dar uma olhada nos prémios de banda desenhada da terrinha.
Atenção, amigos portugueses: no Brasil, “terrinha” é uma forma afetuosa de se referir a Portugal e, como neto de portugueses que usavam essa expressão com carinho, me recuso a evitar o termo só porque algumas pessoas não entendem que às vezes a semântica pode variar entre países que compartilham a mesma língua.
Estresses linguísticos à parte 😅, voltemos ao assunto: Dentro do que nossa pesquisa nos permitiu verificar, há atualmente quatro premiações regulares de quadrinhos em Portugal. Duas delas ganharam verbetes na Quadrinhopédia: Vinhetas d’Ouro e Prémios Bandas Desenhadas.
As outras duas, Prémio Nacional de Banda Desenhada da Amadora e Troféus Central Comics, ainda não terão artigos por enquanto porque não conseguimos todas as informações necessárias sobre seus históricos de vencedores. Mas vale registrar que no caso do Central Comics, o designer Hugo Jesus, criador do site, nos informou por e-mail que o histórico está sendo compilado e em breve estará disponível para consulta.