Esse é um post que só eu e meia dúzia de “viciados” na Wikipédia vão achar bem legal, enquanto as pessoas normais vão achar que é tudo coisa de nerd. Bom… acho que na verdade é tudo isso ao mesmo tempo… 😅
Vou tentar, primeiro, dar um pouco de contexto sobre o que é o Wikidata para quem só entra na Wikipédia para ler os artigos e não liga muito para as nerdices que existem no sistema: Basicamente, o Wikidata é um banco de dados de informações gerais sobre diversos tópicos que facilitam a atualização dos artigos nos vários idiomas da enciclopédia online.
Vamos pegar o artigo do Mario Cau como exemplo. Ele tem, no momento em que escrevo este texto, versões em português, inglês, alemão, italiano e árabe egípcio. Além do texto do artigo, tem uma coluna à direita ou no topo (dependendo se você acessar pelo computador ou pelo celular) com informações gerais como data de nascimento, foto, ocupação, prêmios, site etc.
As informações desta coluna são “alimentadas” pelo Wikidata, que traz um registro de tudo relacionado com cada artigo. Com isso, se eu vir, por exemplo, que a data de nascimento do Mario Cau está errada, bastaria acessar Wikidata do artigo dele e corrigir a informação que, automaticamente, isso seria alterado em todos os idiomas.
Um segundo ponto do Wikidata é o registro de identificadores para controle de autoridade. Explicando de uma forma “simplista”, são links para sites de bibliotecas, dicionários, enciclopédias e sites que tragam informações de pessoas, instituições, animais e quaisquer outras coisas. Dentro dos campos da biblioteconomia e da ciência da informação, esses são pontos importantes para obter informações confiáveis sobre tudo que existe (reforço que estou explicando de uma forma bem “simplista”).
E o que isso tudo tem a ver com a Quadrinhopédia? Pois bem, além do site ter um tópico no Wikidata, nossos verbetes possuem, desde 25 de abril deste ano, um identificador próprio. Ou seja, nos dados de controle de autoridade de cada quadrinista presente no Wikidata, pode ter um link direto para seu verbete na Quadrinhopédia.
Eu avisei que era um post bem nerd 😁