A Quadrinhopédia está de “férias”, mas acredito que vale a pena fazer uma retrospectiva de tudo o que fizemos neste primeiro ano de existência do site. Afinal, todo mundo faz retrospectiva no finalzinho do ano, né? 😛
Inauguramos o site em 10 de março de 2023 com 850 verbetes e chegamos a 1.100 biografias em 12 de dezembro. E ainda tem muita gente para entrar, incluindo 32 pessoas do livro Mulheres & Quadrinhos, 47 do livro Narrativas Gráficas Curitibanas e mais 46 que fotografamos durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em um total de 115 (calma, a conta não deu 121 porque tem seis nomes que aparecem em duas listas 😉).
Além dos verbetes, trouxemos também posts especiais sobre fontes bibliográficas que, inclusive, passaram a constar nas referências das biografias dos quadrinistas citados diretamente por elas. Nossa intenção é trazer cada vez mais livros sobre quadrinhos para a Quadrinhopédia e, quem sabe, criar uma área só para isso (diga aí se você acha essa uma boa ideia).
Por fim, em 15 de outubro, publicamos o primeiro Relatório Quadrinhopédia, que trouxe dados inéditos do mercado editorial brasileiro e que fez bastante “barulho” no meio dos quadrinhos (por sinal, a mais recente reportagem sobre ele saiu quase agorinha, no último dia 25, na respeitada Revista O Grito!).
Acho que para um primeiro ano, até que a Quadrinhopédia até que teve bastante coisa, né? 😊