Em maio, havíamos comentado que a Quadrinhopédia foi citada no blog do International Journal of Comic Art (IJOCA), um dos mais antigos e respeitados periódicos científicos sobre quadrinhos do mundo.
Agora, temos o prazer de informar que aquele artigo também foi publicado na mais recente edição impressa do IJOCA (cuja capa reproduzimos à direita). Além de ajudar na divulgação internacional do nosso site, o artigo ainda teve um complemento escrito pelo editor do periódico John A. Lent (um dos maiores pesquisadores de quadrinhos do mundo), que trouxe algumas informações bem pertinentes, que apresento a seguir.
No artigo, citamos que “a primeira obra que buscou compilar biografias de quadrinistas foi o livro Enciclopédia dos Quadrinhos“. Lent, contudo, relembra que o jornalista Ruben Gill escreveu diversas biografias de cartunistas nos anos 1940 em diversos periódicos e que Herman Lima publicou em quatro volumes a obra História da Caricatura no Brasil, com biografias de diversos cartunistas brasileiros.
São obras realmente importantes, mas ainda assim mantenho a afirmação sobre o pioneirismo na Enciclopédia dos Quadrinhos. A confusão provavelmente vem do falso cognato “cartunista / cartoonist“. Na língua inglesa, usa-se cartoonist como sinônimo de quadrinista. Já no Brasil, cartunista é empregado especificamente para quem produz obras ligadas ao humor gráfico (especialmente cartuns, claro, mas também podendo ser usado eventualmente para quem produz charges e caricaturas) e, às vezes, para quadrinhos de humor (notadamente tiras cômicas).
Para deixar isso mais claro, seguem as definições de “quadrinista” e “cartunista” em três dicionários on-line brasileiros:
Michaelis – quadrinista / cartunista
Aulete – quadrinista / cartunista
Dicio – quadrinista / cartunista
De qualquer forma, vamos “correr atrás” das obras que Lent citou, pois elas, com certeza, vão ajudar a enriquecer o conteúdo da Quadrinhopédia, já que citamos cartunistas por aqui também 😉