Aos poucos, além de novos verbetes, estão sendo também adicionadas na Quadrinhopédia diversas referências bibliográficas sobre quadrinistas brasileiros. Optamos por começar com livros no estilo “dicionário”, pois assim conseguimos abranger o maior número possível de pessoas. Mas, logicamente, não deixamos de lado as biografias “propriamente ditas”.
Desta vez, portanto, vamos falar de uma iniciativa que eu elaborei na Marsupial Editora, mas que, infelizmente, não consegui dar continuidade: a Série Recordatório, uma coleção de livros de bolso com a biografia de personalidades ligadas aos ququadrinhos brasileiros.
Em 2014, foram lançados ao mesmo tempo os três primeiros volumes, que traziam a vida e a obra dos quadrinistas Marcatti (escrito por Pedro de Luna), Primaggio Mantovi (por Nobu Chinen) e Ivan Saidenberg (por sua filha, Lucila Simões Saidenberg).
Em 2015, a coleção foi finalista do Troféu HQ Mix de melhor projeto editorial e mais um volume foi publicado, desta vez escrito por Alex de Souza, que falou sobre o pesquisador Moacy Cirne.
Como comentei acima, infelizmente a coleção não teve continuidade. Embora fosse um de meus projetos favoritos na editora, ficou inviável conciliar os custos de produção com o preço de capa (um dos objetivos da Série Recordatório era que os livros sempre tivessem preços acessíveis, sendo inclusive essa uma das razões do formato de bolso e do foco em biografias objetivas e relativamente curtas).
Lembre que, na época, ainda não era comum editoras buscarem as plataformas de financiamento coletivo, então editoras independentes sempre sofriam pra fechar as contas. Bom… não que isso seja muito diferente hoje em dia 😅
Para quem quiser conhecer os quatro livros (vale a pena, de verdade), seguem abaixo todos os títulos com seus respectivos links de venda:
Ivan Saidenberg: o homem que rabiscava
Marcatti: tinta, suor e suco gástrico