Seguindo na proposta de adicionar novas referências bibliográficas para os verbetes da Quadrinhopédia, dessa vez trazemos o livro Mulheres & Quadrinhos, organizado pelas pesquisadoras Dani Marino e Laluña Machado. São mais de 500 páginas de artigos científicos, relatos, contos, HQs e ilustrações sobre a relação da mulher com os quadrinhos, com a participação de diversas pesquisadoras, jornalistas especializadas, ilustradoras, roteiristas, coloristas, editoras, tradutoras e letristas.
Além disso, 140 mulheres têm sua biografia apresentada (a maioria de forma resumida, mas há também entrevistas e até artigos acadêmicos específicos sobre algumas artistas). Com exceção de Trina Robbins e Athena Finger (neta de Bill Finger, cocriador do Batman), todas as demais são brasileiras. Contudo, apenas 28 delas já possuíam, até a data de publicação deste post, verbete na Quadrinhopédia (de um total de 130 mulheres já biografadas por aqui, não custa registrar).
Para corrigir essa defasagem, vamos adicionar todas as 109 quadrinistas e pesquisadoras citadas no livro que ainda não estão no site (seriam 110, mas uma das mulheres citadas não atua com quadrinhos, apenas com RPG e games, então não está no escopo da Quadrinhopédia). Claro que não dá pra fazer tudo de uma vez (afinal, além dos dados que estão no livro, temos que fazer uma pesquisa sobre outras informações para deixar tudo o mais completo possível), então vamos começar a adicionar esses novos verbetes, aos poucos, nas atualizações regulares de sábado.
Se tudo correr bem, em três ou quatro meses (não dá pra fazer milagre, infelizmente, tenho que ser realista) teremos conseguido criar verbetes para todas, melhorando ainda mais nosso total de biografias de mulheres no site (sem contar que há outras mulheres fora as do livro na “fila” para ganhar verbetes, então esse número vai crescer ainda mais).