A Quadrinhopédia, obviamente, não é a primeira enciclopédia on-line sobre quadrinhos. E não, também não estamos falando da Lambiek Comiclopedia, que surgiu no distante 1999 mas, ainda assim, não foi a pioneira. Esse título cabe (ao menos até onde minhas fontes de pesquisa permitiram concluir) ao brasileiro Gibindex.
Criado pelo então estudante de História Rubens Menezes, o Gibindex entrou no ar em 23 de outubro de 1997 com a intenção de ser uma fonte de pesquisas sobre quadrinhos e cujo principal destaque era uma enciclopédia com verbetes sobre quadrinistas brasileiros e estrangeiros.
O site era bem completo. Além da enciclopédia, trazia uma lista extensa de bibliografia sobre quadrinhos, relação dos gibis já publicados no Brasil, cronologia das HQs, trabalhos universitários e até piadas (que, felizmente, não foram mantidas por muito tempo 😛). Em 1998, chegou a ganhar o Troféu HQ Mix de melhor site de quadrinhos, categoria que estreara naquele ano.
O Gibindex foi atualizado até 2004 (contando a esta altura com mais de 600 verbetes), saindo do ar no ano seguinte. Ainda é possível acessá-lo através do Web Archive (um projeto que mantém o histórico de literalmente bilhões de sites desde 1996).
Rubens Menezes, atualmente doutor em História Social, merece registro pelo pioneirismo de sua iniciativa. Por sinal, uma coisa bem difícil de descobrir foi quem exatamente era ele, já que, mesmo sendo responsável sozinho por praticamente todo o conteúdo do Gibindex, deixava seu nome meio “escondido” e, atualmente, só faz referência ao projeto em seu currículo Lattes (sim, eu fui meio “stalker” para escrever esse texto e o verbete sobre ele).
Hoje em dia, Rubens trabalha como professor e, veja só, faz quadrinhos (dá uma olhada no Instagram dele), sendo autor da HQ Os Consumidores Selvagens e a ascensão dos palhaços.