A Quadrinhopédia busca ter como diferencial o fato de que os verbetes são pesquisados antes de os publicarmos. Tanto que a maior parte das biografias conta com duas “seções” ao final do textos: Referências externas (para sites) e Bibliografia complementar (para livros).
Inclusive, importante reforçar que nem todas as fontes usadas para a pesquisa estarão citadas diretamente nessas “seções”, apenas as que possam trazer informações a mais para os leitores.
No caso das bibliografias complementares, a intenção é adicionar aos poucos os principais livros que se encaixem nessa “filosofia”. E, claro, o primeiro a ter sido incluído foi a Enciclopédia dos Quadrinhos, um trabalho pioneiro de Goida, lançado em 1990 e que ganhou uma edição atualizada em 2011.
Para quem não conhece (shame on you!), a primeira edição da obra, publicada pela L&PM, tinha 400 páginas e 1.100 verbetes sobre quadrinistas de todo o mundo, sendo grande parte da pesquisa para o livro feita a partir da coleção particular de Goida, que conta com mais de 10 mil volumes entre álbuns, revistas e livros.
A segunda edição, também lançada pela L&PM, teve coautoria de André Kleinert, que ajudou principalmente na inclusão de informações sobre os autores mais recentes da Marvel, Image e DC Comics, já que a primeira edição se focava primordialmente em autores antigos e do mercado franco-belga.
Esta edição ampliada, com 536 páginas e cerca de 1.500 verbetes, é a que referenciamos na Quadrinhopédia. Por sinal, quando fui escrever este post que me dei conta que esqueci de fazer os verbetes dos autores (shame on me!), o que já corrigi (os links estão nos parágrafos acima, na primeira citação a cada um).